A Elis revela o seu propósito e a sua nova assinatura: “Circular services at work”

Pioneira da economia circular, a Elis revela o seu propósito e uma nova assinatura, "Circular services at work", que representa o seu compromisso de longo prazo para com o meio ambiente e o desenvolvimento local. Ao mesmo tempo, a Elis sublinha a sua ambição de trazer para a vida, numa base diária, um pilar central do ADN do Grupo: a sustentabilidade. Da mesma forma, reafirma os valores da Elis com os seus colaboradores, clientes, parceiros e acionistas.

Uma nova assinatura

Durante mais de 75 anos, a Elis tem prestado diariamente um serviço circular de proteção, higiene e bem-estar em artigos têxteis e de forma sustentável ao redor do mundo, graças ao seu modelo de aluguer, manutenção e reutilização de produtos e serviços. Com a economia circular no centro do seu modelo de negócios, a empresa decidiu formalizar este compromisso através da definição de um propósito, “Garantir um serviço circular diário de higiene, bem-estar e proteção em todos os lugares, todos os dias, de forma sustentável”, e ao revelar uma nova assinatura, "Circular services at work", que reflete notavelmente que a Elis fornece às empresas nos 29 países em que opera a utilização e o serviço, ao invés do produto.

De facto, a Elis está convencida de que o modelo de economia circular, ao otimizar a vida útil dos produtos, é uma solução sustentável e duradoura para os desafios ambientais de hoje e de amanhã. A empresa oferece produtos aos quais é realizada a manutenção, reutilização, e reparação para otimizar a sua vida útil, seja para produtos têxteis - selecionados com base em critérios de sustentabilidade-, aparelhos sanitários, tapetes ou fontes de água.

O modelo Elis

O modelo Elis possui vários benefícios de sustentabilidade, desde uma melhor pegada de carbono até à preservação dos recursos naturais, independentemente da indústria. Para vestuário de trabalho com serviço proporcionado pela Elis, a redução no consumo de CO2 e água pode chegar a 37% e 48%, respetivamente (estudo EY). Outro exemplo: a utilização de roupas reutilizáveis em blocos operatórios, em instalações médicas, permite uma redução entre 31% e 62% nas emissões de CO2 em comparação com roupas descartáveis (fonte: Cleaner Environmental Systems).

Estas alternativas a uma abordagem de consumo linear permitem que os nossos clientes reduzam as suas próprias emissões. Adicionalmente, ao propor soluções reutilizáveis, na maioria das vezes com manutenção local, a Elis contribui para o emprego e o desenvolvimento económico dos territórios.

Xavier Martiré

Xavier Martiré Presidente do Conselho

"A economia circular está no centro do modelo da Elis desde as suas origens e, aliada ao serviço, constitui a base do nosso modelo comercial e do nosso sucesso. Quando sabemos que a manutenção do vestuário de trabalho realizado pela Elis permite aos nossos clientes reduzir drasticamente as suas emissões de CO2, entendemos o papel que a nossa empresa pode desempenhar para acompanhar os nossos clientes e envolver todo o nosso ecossistema na transição ambiental. O nosso propósito e a nossa assinatura reafirmam o que a Elis, em conjunto com todos os seus colaboradores, sempre trabalhou para construir: uma empresa inovadora e comprometida com um mundo mais sustentável.", comentou Xavier Martiré, Presidente do Conselho Elis.

O lançamento desta nova assinatura é suportado por duas campanhas de comunicação, uma na imprensa nacional e através de canais digitais para promover os serviços circulares, e uma campanha internacional da marca que permite à Elis dar a conhecer os benefícios dos serviços circulares nos seus vários mercados.

Descubra a nova campanha

Descubra mais acerca da nossa política de RSC

Contacto:
Joana Sousa